top of page
RendeirasDaAldeira_RendarParaGuardar_Capa.jpg

Rendar para Guardar

Rendar para Guardar é uma coleção feita para contar a nossa história e guardar a nossa tradição,
trazendo para a contemporaneidade um fazer manual artesanal.

Encomende pelo whatsapp 11 93204-4569

CatalogoRendarParaGuardar
RendeirasDaAldeira_RendarParaGuardar_Catalogo.jpg

A Coleção

A coleção Rendar para Guardar é feita para contar a história das Rendeiras da Aldeia e guardar a sua tradição. O rendar ancestral representa em sua trama rostos, ampulhetas, linhas e tracejos orgânicos, que desenham o mapa dos caminhos dessas mulheres, trazendo para a contemporaneidade um fazer manual artesanal.

 

Para a coleção foram criadas peças amplas, confortáveis e versáteis. Roupas frescas, feitas em matéria prima natural, isto é, um respiro em meio ao caos.

 

Como protagonistas, os bolsos. Esses que nos servem tanto para guardar coisas, servirão, aqui, como lembrança e preservação de bens culturais preciosos: a renda e o rendar.

Quem faz a coleção Rendar para Guardar com as Rendeiras da Aldeia

VivianeFortes.jpg
LuísaLuz.jpg
RitaMoreira.jpg
TecelasDetocoios.jpg
BordadeirasDoCurtume.jpg

Viviane Fortes

 

Com a sua experiência e compromisso com o fortalecimento de comunidades e de grupos de mulheres do Vale do Jequitinhonha, Viviane Fortes encontrou-se com as Rendeiras da Aldeia em 2015. Foi convidada para contribuir no processo de construção de uma identidade do grupo, um caminho coerente e verdadeiro que trouxe à frente a expressão individual e ampliou a força do coletivo na produção das peças em renda renascença feitas pelo grupo das rendeiras.

Luísa Luz

 

Vinda de uma família de mulheres com múltiplos talentos e fazeres manuais, a designer de moda Luísa Luz sempre teve um grande entusiasmo pelas artes e ofícios artesanais. Em 2017 conheceu Viviane Fortes e encantou-se por todo seu cuidado conduzindo grupos de trabalhos com mulheres artesãs, como as Mulheres do Jequitinhonha e as Rendeiras da Aldeia. Desse encontro nasceu uma parceria e juntas, Luísa e Viviane, desenharam essa coleção

Rita Moreira

 

Mineira do Norte de Minas, foi quem modelou e costurou ponto a ponto essas histórias, dando vida ao projeto de Viviane e Luísa. Ela traz em seu legado mulheres , que como ela, fizeram do fazer manual a sua arte e ofício: sua bisavó, Florência, fazia bonecas de pano, crochê e tricô; sua avó Lô, além da melhor comida, fazia artesanatos de todos os tipos, e sua mãe costurava. Herdou parte de cada uma delas, e de sua mãe o amor pela costura.

Tecelãs de Tocoiós

 

Provenientes do no interior de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha, onde plantam o algodão, colhem, descaroçam, fiam e tecem, elas tingem, usando cascas e raízes do sertão de Minas Gerais, saber repassado de geração para geração. Alguns tons que embelezam a coleção Rendar para Guardar, como os tons terrosos e a cor rosada, foram feitos pelas mãos destas artesãs.

Bordadeiras do Curtume

 

Mulheres agricultoras, bordadeiras e tingideiras, que vivem no Médio Vale do Jequitinhonha/MG. Bordam a vida no sertão de Minas em lindos estandartes. Na coleção Rendar para Guardar, a cor bege do encontro entre o anil, aroeira e o barbatimão e a cor laranja da aroeira com o urucum foram feitos por Nega e Marli, Bordadeiras do Curtume.

rendeirasDaAldeia-tingimento.jpg

O Tingimento

As Mulheres do Jequitinhonha são mulheres que ficaram em seus lugares de origem, cultivando seus saberes e fazendo deles a sua forma de sobrevivência. As “Rendeiras da Aldeia” são mulheres que partiram dos seus lugares de origem, na busca de melhores condições de vida e levaram na bagagem tudo o que aprenderam no interior do Brasil. Ter vivido perto da natureza é uma característica comum entre as Rendeiras da Aldeia e as Mulheres do Jequitinhonha. A natureza as ensinou sobre as suas cores, seu tempo, sua beleza, sua generosidade e sua delicadeza. Outro aspecto que têm em comum é a paixão pelo que fazem e o compromisso de manter tradições. Uma forma de fazer isto é compartilhar e transmitir umas às outras o que sabem.

 

Desde 2015 as Bordadeiras do Curtume, as Tecelãs de Tocoiós e as Rendeiras da Aldeia têm se encontrado para aprender e ensinar. O tingimento vegetal é uma dessas trocas que embelezam as peças da coleção “Rendar para Guardar”.

Cuidados com a peça: As peças da Coleção Rendar para Guardar são feitas em tecido de fibras naturais, que mistura viscose e linho em sua trama e são costuradas com linha de algodão. A Renda é feita com lacê e linha também 100% algodão. Todo o processo de fabricação é artesanal e muito cuidado, passando por várias etapas e muitas mãos, cada uma delas colocando muito amor e dedicação no que faz. Lave-a à mão, não torça ou centrifugue, use sabão neutro e não deixe de molho. Cuide dela com carinho para que dure e possa existir/resistir com você por muito tempo! O tingimento vegetal, por ser um processo sem aditivos químicos, pode desbotar com mais facilidade, por isso é importante que o cuidado com essa peça seja especial. Desfrute o prazer de usar essa roupa e aproveite para se conectar com a natureza.

bottom of page